EXMO SR. PREFEITO, DEPARTAMENTO JURÍDICO E DIRETORA DE SAÚDE DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE
Venho por meio desta solicitar cordialmente a adoção de uma política pública na Cidade de São Roque para a ADOÇÃO DO TRATAMENTO PREVENTIVO E PRECOCE AO CORONAVÍRUS.
Como médico, que vem estudando profundamente este assunto desde o início, e baseado em diversos trabalhos científicos, solicito os bons ofícios deste departamento, responsável pela redação dos decretos municipais, para que analisem, em caráter de urgência, a introdução dos protocolos de tratamento preventivo e precoce para o coronavírus, pensando nos grandes benefícios que a população mais carente poderá obter com tal procedimento, simples e de baixo custo, embora o mesmo necessite de logística e coordenação.
A HIDROXICLOROQUINA apresenta mais de 264 trabalhos científicos, 193 revisados por pares, que demonstra sua eficiência na redução dos sintomas e dos casos graves em torno de 50 a 75%. Estes trabalhos podem ser avaliados pelos senhores em: https://www.c19study.com
Quanto à Ivermectina, mais de uma centena de trabalhos comprovam sua eficácia na prevenção e na redução dos sintomas e casos graves com mais de 75% de eficácia. Vocês podem conferir esses dados em: https://www.c19ivermectin.com
Estes medicamentos apresentam baixíssimos efeitos colaterais e já foram utilizados anteriormente como antivirais em outras infecções como zikavírus e H1N1, com ótimos resultados.
Paralelamente a isso, a experiência de várias Cidades e Estados utilizando preventivamente e precocemente estes medicamentos vem demonstrando excepcionais respostas ao Covid-19 do ponto de vista estatístico e epidemiológico, reduzindo o número de casos, reduzindo a evolução dos casos para a forma grave da doença e impactando diretamente no esvaziamento dos sistemas de saúde, com menos internações e menos mortes.
Porto Feliz, Itajaí, Unaí, cidades do Piauí e muitas outras já adotaram o protocolo preventivo para o coronavírus e o tratamento precoce, distribuindo kits dos medicamentos.
Isso está impactando positivamente e profundamente na saúde da população, além de esvaziar os hospitais e as UTIs.
A propósito, dois mil médicos lançaram em 08/02/2021, uma nota pública defendendo o tratamento precoce, o qual, segundo a nota, “não se trata apenas do uso de uma dessas drogas (cloroquina e hidroxicloroquina), mas de sua combinação com outras medicações, além de monitoramento extensivo do paciente e a recomendação de intervenções não farmacológicas, como a fisioterapia”. Na carta também lemos que “os relatos de cidades e estados que adotaram as medidas para intervenção precoce têm mostrado bons resultados, com a diminuição da carga sobre os sistemas de saúde”.
É uma mudança de paradigma necessária para superar a paralisia da quarentena, que nada resolve, e só piora a situação do empresário e do trabalhador, assim como da economia e da saúde geral da população de São Roque.
Sobre a ineficiência da QUARENTENA para controlar a dispersão do Covid-19, temos diversos estudos:
https://inproportion2.talkigy.com/do_lockdowns_work_2021-01-15.html
E recentemente, 05/01/2021, foi divulgado um estudo coordenado na Stanford University, no qual é exposta a ineficiência de medidas como o lockdown: “Assessing mandatory stay‐at‐home and business closure effects on the spread of COVID‐19”.
Por este motivo, rogo por sua sensibilidade em compreender a vital importância deste tratamento para a população e o subsídio destas medicações, em especial para a população mais carente, através dos Postos de Saúde e Hospitais da região.
Também é muito importante que médicos e profissionais de saúde adotem um protocolo sistematizado de atendimento, prescrevam e orientem o uso destas medicações em tempo hábil para salvar vidas.
Segue o protocolo utilizado na maioria destas cidades para sua apreciação.
PROTOCOLO DO TRATAMENTO PREVENTIVO COM IVERMECTINA
(obs: as doses foram omitidas para evitar a auto-medicação)
- A) VITAMINA D3 –
- B) ZINCO QUELADO
- C) IVERMECTINA CONFORME TABELA DE PESO ABAIXO:
1) Para Profissionais de Saúde e Grupo de Risco
- Menos de 70Kg: Ivermectina
- Mais de 70kg: Ivermectina
2) Para a população em geral
- Menos de 70Kg: Ivermectina
- Mais de 70kg: Ivermectina
PROTOCOLO DE TRATAMENTO PRECOCE DE COVID-19
(obs: as doses foram omitidas para evitar a auto-medicação)
SINTOMAS DA FASE 1: tosse seca, dor de cabeça, dor nos olhos e no corpo, fraqueza e cansaço, anosmia e disgeusia, tontura, poliúria, manchas no corpo, febre, etc.
1) IVERMECTINA
2) HIDROXICLOROQUINA
3) AZITROMICINA
4) ZINCO
5) VITAMINA D
SINTOMAS DA FASE 2: febre muito alta, falta de ar
(ACRESCENTAR AOS MEDICAMENTOS ANTERIORES O QUE SEGUE ABAIXO)
1) DECADRON
2) ENOXAPARINA
É de fundamental importância a realização de testes, para poder isolar e tratar preventivamente os contactantes.
Também é muito importante a realização de Tomografia de Tórax, para confirmar Covid-19 e a presença de microtrombose pulmonar, permitindo a introdução de decadron e enoxaparina com mais propriedade nestes pacientes.
Com a certeza de que tais condutas irão mudar o perfil da infecção em São Roque, permaneço à disposição para ajudar no que for preciso.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Evite a automedicação!
O assunto em torno dos medicamentos utilizados no covid-19 como prevenção e tratamento precoce ganharam grande expressão, sendo utilizados em diversos protocolos, inclusive como plano de governo de diversas localidades no combate ao coronavírus.
No entanto, lembramos que estes medicamentos que estão sendo utilizados em protocolos para o covid são de uso off label e sempre precisarão de prescrição médica.
No caso da prescrição de forma off label de medicações já aprovadas, ou seja, para fins outros que não os que constam em bula, os riscos e a ausência ou não de evidências devem ser bem discutidos com o paciente, que deve consentir com a prescrição.
Além disso, não é aconselhado a automedicação em nenhuma hipótese, devendo o cidadão sempre buscar orientação médica.
Nosso único objetivo é trazer a boa experiência de outras localidades e a boa informação que podem ajudar nas medidas preventivas e no controle da disseminação da doença.
Procure o seu médico sempre que houver dúvidas ou apareçam sintomas.
São Roque, 08 MARÇO de 2021.
Atenciosamente,
Dr. Mauricio Egydio – Médico -CRM 97282